IA: mercado em expansão movimenta criação de cursos de graduação na área

 Parque Tecnológico lança bacharelado em Inteligência Artificial com foco em agricultura, negócios e saúde; com nota máxima pelo MEC, curso é o quarto do Brasil com aulas 100% presenciais

Bacharelado em IA acompanha demanda crescente por profissionais de TI, que terão cerca de 420 mil oportunidades até 2025
Créditos: Envato


Mais de 40% dos empregos atuais no mundo podem ser afetados pelo avanço da Inteligência Artificial, aponta o Fundo Monetário Internacional (FMI). No Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abrasscom) projeta que, até 2025, haverá 420 mil oportunidades para profissionais especializados em Tecnologia da Informação. No entanto, apenas 46 mil pessoas se formam anualmente nesta área, que agora precisam ter esse enfoque direcionado para a IA. No Oeste do Paraná, o Biopark Educação, que fica no Parque Tecnológico Biopark, acaba de lançar o bacharelado em Inteligência Artificial, com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

“Há alguns anos, as máquinas tiraram o trabalho braçal do homem, agora a inteligência artificial deve tirar boa parte do trabalho mental, principalmente aqueles de repetição. A IA é nossa nova escrita e nós não queremos apenas formar leitores, mas, sim, escritores”, afirma o presidente do Biopark, Victor Donaduzzi. “O curso começou a ser pensado em 2021, passou por toda a tramitação necessária para garantir sua excelência. Além disso, mais de 70% dos professores já têm mestrado ou doutorado na área, mesmo índice das universidades federais”, complementa.

O curso é o quarto no Brasil a oferecer aulas 100% presenciais e terá metodologia ativa que incentiva os alunos a se envolverem em projetos reais desde o início, sob a orientação de professores que atuam como mentores. O vestibular está agendado para julho, com o curso dividido em oito semestres e oferecendo 100 vagas no período noturno. O bacharelado terá quatro vertentes: Big Data e Computação em Nuvem, Inteligência Artificial em Negócios, Agricultura e Saúde. Assim como os demais cursos do Biopark, ele é desenvolvido para atender às demandas do mercado.

“Nosso foco de ensino é garantir que nossos estudantes estejam conectados com o que há de mais novo no mundo e alinhados às demandas das organizações. Atualmente, contamos com 200 empresas em nosso ecossistema e a taxa de empregabilidade dos nossos estudantes é superior a 92%”, destaca o vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha.

Bolsas de estudo

Desde 2022, o Biopark oferece bolsas de estudo para seus alunos, e o investimento quase quadruplicou em dois anos, passando de R$ 1,4 milhão para R$ 5,1 milhões em 2024. A expectativa é que esse número continue crescendo de forma acelerada.

Hoje, além das bolsas de pesquisa, alguns estudantes recebem moradia em apartamentos alugados pelo Biopark durante o período da faculdade. A maneira como o território do parque tecnológico foi concebido também facilita a indicação para vagas de estágio em empresas e startups ali instaladas. Atualmente, mais de 200 empresas já atuam no local, que conta com três instituições federais de ensino: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Ao longo de 30 anos, a área de mais de 5 milhões de m² deverá abrigar mais de 500 empresas, gerar 30 mil postos de trabalho e ter uma população de 75 mil moradores.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos