Nova fábrica de Fator VIII recombinante em Goiana (PE) vai abastecer 100% da demanda do SUS

Foto: Divulgação / Hemobras

Presidente Lula e ministra Nísia Trindade participam da inauguração das instalações da Hemobrás nesta quinta-feira (4). Medicamento é usado no tratamento da hemofilia tipo A


A nova Fábrica de Medicamentos Produzidos por Biotecnologia que será inaugurada nesta quinta-feira, 4 de abril, no Complexo Fabril Hemobrás em Goiana (PE), é a concretização do Projeto Buriti, que corresponde à implantação e à produção do Hemo-8r, medicamento recombinante utilizado por pacientes em tratamento da hemofilia A, a mais comum, responsável por 70% a 85% dos casos. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da inauguração, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

"A produção terá um impacto enorme na vida das pessoas com hemofilia, que sofrem muito em função de traumatismos, hemorragias e que agora vão ter a garantia de uma autonomia dessa produção a partir desse trabalho da Hemobrás" (NÍSIA TRINDADE - Ministra da Saúde)

O projeto da nova fábrica foi desenvolvido a partir de uma planta instalada na Suíça e envolveu especialistas dos Estados Unidos e profissionais de biotecnologia de outros países. O investimento na infraestrutura é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Após a conclusão e inauguração das obras civis, terão início as etapas de qualificação dos equipamentos e validação de processo para posterior submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A previsão é de que a nova fábrica, que corresponde ao Bloco B07 do complexo da Hemobrás, esteja em atividade a partir de 2025, com distribuição dos produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A capacidade produtiva da planta será de 1,2 bilhão de unidades por ano, suficiente para abastecer 100% da demanda do SUS pelo remédio.

Cerca de 15 mil brasileiros que convivem com hemofilia no Brasil serão diretamente impactados com o início produtivo do medicamento. Hoje, eles recebem com periodicidade o medicamento profilático Fator VIII de coagulação recombinante, ou Hemo-8r, que é fornecido pela Hemobrás por meio de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

"A produção terá um impacto enorme na vida das pessoas com hemofilia, que sofrem muito em função de traumatismos, hemorragias e que agora vão ter a garantia de uma autonomia dessa produção a partir desse trabalho da Hemobrás", explicou a ministra Nísia em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3).

No caso da hemofilia A, o Hemo-8r é uma alternativa ao medicamento hemoderivado, oriundo do beneficiamento do plasma, extraído das doações de sangue excedentes doadas pelos hemocentros à Hemobrás.

"Do ponto de vista econômico, a nova fábrica representa uma autonomia frente a medicamentos essenciais, o domínio de uma tecnologia, a capacidade de expansão até para novas tecnologias, além da redução de custos", disse Nísia.

Saiba mais sobre os equipamentos da nova fábrica que serão utilizados na produção do medicamento

Os principais equipamentos que serão responsáveis pela produção nacional do Hemo-8r já estão sendo alocados em suas respectivas salas. Veja quais são eles:
  • Biorreatores de diversas capacidades volumétricas são os equipamentos onde as células capazes de produzir o Fator VIIIr serão cultivadas;
  • Equipamentos de Cromatografia (de afinidade e de troca iônica) são os responsáveis por purificar o produto e concentrar o Fator VIIIr a níveis cada vez mais altos, separando-o de outras moléculas e aumentando a sua pureza;
  • Equipamentos de Filtração têm como principal função esterilizar os líquidos que o atravessam, garantindo a segurança e a qualidade do medicamento;
  • Equipamentos para Envase são responsáveis pela embalagem primária. Quando a fórmula contendo o Fator VIIIr estéril é dispensada dentro do frasco final;
  • Liofilizadores são os equipamentos no qual o medicamento líquido passa por um processo suave de remoção de água, transformando-o em pó, o que melhora a sua estabilidade final e o tempo de validade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos