Jornalista convidado falou aos
colaboradores sobre como escrever com mais clareza e objetividade
Redação Empresarial foi o tema
da palestra que o jornalista e escritor Luiz Augusto Araújo ministrou nesta
terça-feira, 30, para colaboradores da Unimed Federação Centro Brasileira.
Realizada durante o período da manhã, na sede da Federação, a palestra foi
organizada, em parceria com o Sescoop/GO, para atender a uma demanda da equipe.
As pesquisas de clima da Federação
mostraram a necessidade de aprimorar a escrita dos materiais, como relatou a
analista de Desenvolvimento Humano Organizacional, Thaynara Paola. “A redação
empresarial costuma aparecer nos levantamentos entre os colaboradores e, como
está na base do cooperativismo, nós investimos na formação e informação”,
acrescentou ela.
O primeiro tópico abordado por
Luiz Augusto mostrou que, para comunicar, é fundamental estabelecer a
finalidade da mensagem e o público que a receberá. “Eu preciso ter algo a
dizer, alguém para quem destinar e adaptar minha comunicação, sabendo a melhor forma
de fazer isso. Também é importante ter uma comunicação assertiva e com
embasamento”, esclareceu.
Para o especialista, mais do que
falar algo, é necessário saber como dizer. A partir disso, é possível encaixar
a mensagem em algum dos tipos de redação empresarial: instrutiva, persuasiva ou
informativa.
No entanto, para todas as
formas, a clareza e a objetividade devem estar presentes. “Na redação
empresarial, você precisa ser o mais claro possível para os diversos públicos.
Não há espaço para textos rebuscados e longos. Objetividade, clareza e concisão
são essenciais”, afirmou o jornalista.
Os participantes conferiram
exemplos de e-mails, comunicados e outros tipos de informativos. Também puderam
criar seus próprios modelos e apresentar sugestões de construções
textuais.
Luiz Augusto frisou ainda que,
antes da comunicação ser realizada, é preciso se preparar. “Antes de colocar as
ideias no papel, pense no objetivo, na linguagem mais acessível, com frases
curtas e diretas, além de informações confiáveis. Você será como um artesão,
com o trabalho de juntar as palavras da melhor forma”, resumiu.
Ele também alertou que é preciso atenção à forma como a pessoa deseja receber a mensagem. Alguns ainda preferem o e-mail, outros mensagens de voz ou telefone, por exemplo. O ideal é adequar a mensagem ao canal e formato que mais agrada o receptor.
(Texto | Fotos: Ana
Laura Seibert / Rosane Rodrigues da Cunha)