Por meio da pesquisa, instituto busca ampliar acesso a tratamentos odontológicos

 Com mais de 30 mil pacientes atendidos ao longo de 20 anos, Ilapeo é referência em atendimentos 'pro bono' que apoiam desenvolvimento de novas soluções e técnicas


Focada na formação e especialização de profissionais de odontologia, instituição tem como principal missão a função social
Créditos: Divulgação/Ilapeo

“Quando alguém cria algo que ajuda outras pessoas, o bem que ela pratica é essencial e importante para o ser humano. É assim que enxergo o Ilapeo. Um lugar que traz o bem-estar das pessoas de volta.” A declaração de Durvalino Gobetti, de 80 anos, demonstra a gratidão pela instituição que, há nove anos, devolveu seu sorriso. Ele faz parte de um grupo de 30 mil pacientes que passaram, ao longo dos últimos 20 anos, pelos consultórios do Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico.

Fundada em 2004, a instituição, que nasceu como braço de pesquisa e ensino odontológico da Neodent - líder na América Latina em soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários -, evoluiu para se tornar uma faculdade referência na área de saúde. Além do ensino superior, oferece especializações, mestrado e doutorado, com um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais dedicados à pesquisa e à prática clínica. 

Mas uma das missões mais importantes do Ilapeo se tornou sua função social, uma vez que a instituição realiza trabalhos pro bono, contribuindo para democratizar o acesso ao atendimento para a população. “Realizamos esse trabalho graças aos produtos subsidiados pela própria Neodent. As soluções desenvolvidas e projetadas pela empresa são utilizadas nas aulas práticas do Instituto, que também serve como um centro de pesquisas da empresa”, afirma o fundador do Ilapeo e da Neodent, Geninho Thomé. 

Ensino e educação que promovem o bem

Por ano, mil dentistas frequentam os cursos oferecidos na instituição, e são eles, os alunos, juntamente com o corpo docente, que realizam as cirurgias e outros procedimentos oferecidos no instituto. E para um acompanhamento completo e um cuidado integral, tanto no pré quanto no pós-operatório dos procedimentos, o instituto oferece um suporte aos pacientes por meio de um corpo clínico próprio, formado por 15 profissionais fixos, além de contar com laboratórios de imagem e de prótese. 

No caso de Durvalino, sua primeira cirurgia foi realizada em 2015, quando procurou o Ilapeo por uma indicação e acabou sendo selecionado para receber seus implantes. “Eu usava, na parte superior, uma prótese móvel que já não estava tão boa, e precisava de uma solução também para os meus dentes de baixo. Não conseguia me alimentar direito, e os dentes que sustentavam a prótese móvel estavam desgastados”, relembra. 

A dentista e supervisora de Suporte Clínico da Neodent, Carolina Cartelli, conta que Durvalino foi encaminhado a uma turma com alunos do exterior. “Antes da cirurgia, é realizada uma triagem para direcionar os casos à turma mais adequada. No caso desta que inclui alunos estrangeiros, há profissionais de diversos países para operar com as soluções da Neodent. Esses alunos cirurgiões-dentistas realizam o curso de capacitação e atualização durante uma semana, que inicia com a parte teórica e segue com a parte clínica, quando realizam os procedimentos cirúrgicos e protéticos nos pacientes”, explica a dentista.

Durvalino fez parte de importantes marcos no desenvolvimento de novos produtos e novas técnicas, que exemplificam o caráter de pesquisa do Ilapeo. Em 2016, o paciente foi um dos primeiros a passar por uma cirurgia guiada e usou um implante recém-desenvolvido pela Neodent.

Após concluir o tratamento, Durvalino vem sendo acompanhado pelos profissionais anualmente. “Hoje, não me imagino mais sem meus dentes. Tenho um comércio e, depois dessa mudança, poder trabalhar, sorrir e me comunicar sem dificuldades transformou a minha vida. Fiquei tão satisfeito que levei minha esposa ao instituto, e ela também se tornou uma paciente”, conta. 

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper
Sesc
Bio Caldo - Quit Alimentos