Carreta da Inclusão: projeto itinerante oferece serviços essenciais e experiências inclusivas para pessoas com deficiência

O projeto visa oferecer arena gamer, free play inclusivo e atendimentos para emissão de carteirinhas para Pessoas com Deficiência


A Carreta da Inclusão, um projeto focado em proporcionar suporte e inclusão social para pessoas com deficiência, chega a seis regiões administrativas com uma proposta que vai além do atendimento convencional. A primeira região administrativa a receber o projeto será o Guará, nos dias 10 a 12 de julho, no Estacionamento do CAV, QE 25, ao lado da feira.

A iniciativa visa oferecer experiências inclusivas, como demonstrações de tecnologia assistiva e atividades interativas que promovem a conscientização e o engajamento da comunidade. Um dos destaques do projeto é a arena game inclusiva, um espaço onde pessoas com deficiência podem experimentar a vibração dos jogos eletrônicos em um ambiente adaptado às suas necessidades. A arena estará equipada com tecnologia assistiva e free play nos vídeos games para serem acessíveis a todos, independentemente de suas limitações físicas.

O projeto disponibiliza um centro móvel que se desloca por diferentes regiões do Distrito Federal, com diversos serviços voltados para as necessidades das pessoas com deficiência, incluindo a emissão de carteirinhas de identificação para pessoas com todas as deficiências e para aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas carteirinhas são fundamentais para assegurar o acesso a uma variedade de benefícios e direitos, através do cadastro que será feito na base de dados da secretaria, interligada ao governo do Distrito Federal.

“A entrega das Carteiras de Identificação das Pessoas com Deficiência (CIPD) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) nas regiões administrativas facilita o acesso desses indivíduos aos serviços. Além disso, o processo é integrado com outras secretarias e órgãos do governo, que oferecerão atendimentos nessa área, fortalecendo os direitos dos cidadãos”, destaca Flávio Santos, Secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Além disso, a Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria da Pessoa com Deficiência oferecerá suporte àqueles que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Este serviço é crucial para quem enfrenta obstáculos burocráticos ou tem dificuldade em obter informações sobre como acessar seus direitos.

Em parceria com a Defensoria Pública, serão oferecidos atendimentos jurídicos para aqueles que necessitam resolver pendências burocráticas, além de auxílio sobre como as pessoas com deficiência podem solicitar o cartão de uso do passe livre para ônibus e metrôs.

Após sua estreia no Guará, o programa seguirá para outras regiões administrativas de Brasília, como: Recanto das Emas, de 30 de julho a 1º de agosto; Samambaia, de 13 a 15 de agosto; Gama, de 27 a 29 de agosto; Santa Maria, de 10 a 12 de setembro; e fechando a programação em Planaltina, de 24 a 26 de setembro. O projeto contará com acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas, com intérpretes de Libras, e, em caso de alta demanda, disponibilizará QR Codes do aplicativo “DF Libras CIL Online” para atendimento simultâneo.

Confira as demais datas e localidades: 10 a 12 de julho – Guará 30 julho até 1º de agosto – Recanto das Emas 13 a 15 de agosto – Samambaia 27 a 29 de agosto – Gama 10 a 12 de setembro – Santa Maria 24 a 26 de setembro - Planaltina

Serviço:
Carreta da Inclusão - Atendimento gratuitos e Arena Gamer inclusiva
Data: 10 a 12 de julho
Local: Estacionamento do CAV, QE 25, ao lado da feira.

Horário: a partir das 10h.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem