A busca por mais eficiência energética e sustentabilidade está transformando a operação da Hanesbrands no Brasil. Com apoio do programa PotencializEE (Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria) e consultoria técnica do SENAI-SP, a unidade da multinacional têxtil em Cotia, interior de São Paulo, reduziu em até 22% o consumo de energia e ampliou a performance ambiental dos seus processos industriais.
A parceria levou à implantação de um plano estruturado de diagnósticos e melhorias, com foco em três frentes: o sistema de ar comprimido, a climatização da área produtiva e o reaproveitamento de energia térmica na tinturaria.
Otimização e reaproveitamento de energia
Um dos principais avanços foi a modernização do sistema de ar comprimido, antes formado por diversos compressores com baixo desempenho energético. O conjunto foi substituído por uma única máquina de alta performance, capaz de atender toda a demanda da planta. Além da economia direta de energia elétrica, a empresa passou a reaproveitar o calor gerado durante a compressão para pré-aquecer a água utilizada na caldeira.
“A energia dissipada em forma de calor está sendo usada para a reposição de água da caldeira. A cada 6 °C que conseguimos elevar na temperatura da água, obtemos uma economia de aproximadamente 1% no consumo de combustível da caldeira”, explica Josiel Rodrigues Godinho, consultor do SENAI-SP. Segundo ele, essa iniciativa gerou uma redução significativa no uso de gás natural e nas emissões de CO₂.
Qualidade industrial com menor impacto
Outra melhoria estratégica foi a atualização do sistema de climatização dos setores de produção de meias de alta compressão, onde operam cerca de 80 teares. A temperatura e a umidade do ambiente são fatores críticos para a integridade dos fios e a qualidade final dos produtos. Com a instalação de uma bomba de calor, o calor gerado por esse sistema também passará a ser reaproveitado para aquecer a água da tinturaria, processo vital para a fixação dos pigmentos nos tecidos.
“Conseguimos tornar esse sistema mais moderno, auxiliando na fabricação de produtos medicinais”, destaca Godinho.
Visão estratégica e continuidade
Os resultados animadores levaram a Hanesbrands a considerar novas etapas do projeto. “Mesmo sendo uma indústria com equipamentos novos e bem conservados, conseguimos identificar oportunidades significativas de ganho energético. Isso mostra que eficiência e inovação caminham juntas, independentemente do ponto de partida”, avalia o consultor do SENAI-SP.
A unidade de Cotia é a única operação da Hanesbrands no Brasil e tem papel estratégico no fornecimento de produtos de alto valor agregado para o mercado global. Segundo Mônica Zanini, gerente-geral da unidade, a parceria com o PotencializEE ampliou a visão da empresa sobre o potencial de inovação dentro da área de energia.
“Como resultado dessa parceria, foi desenvolvido o projeto Energy Recovery, que recupera o calor gerado pelo compressor de ar para aquecer a água da caldeira. Isso reduz o custo, melhora o tempo de processo e diminui a emissão de gases. É um ganha-ganha para todo mundo — para a empresa e para o planeta. É o que faz a gente ser uma empresa sustentável”, afirma.
O projeto segue em andamento com o suporte técnico do SENAI-SP e reforça o papel da indústria brasileira na adoção de práticas mais sustentáveis, sem perder de vista a competitividade e a qualidade.