BRB

FGM lança a terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro na Semana do Escritor

Neste mês de julho, celebramos o profissional que escreve as melhores histórias: o escritor. Para homenagear a data, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o lançamento da coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano III entre os dias 26 e 28 de julho. As comemorações de lançamento se iniciam com o projeto Com a Palavra o Autor e se encerram com a cerimônia de lançamento da coleção de livros







Nos dias 26 e 27 de julho, às 17h, o projeto Com a Palavra o Autor promove duas rodas de conversas com os escritores contemplados na terceira edição do Selo João Ubaldo Ribeiro. Seu objetivo é apresentar ao público o processo criativo de cada obra, suas particularidades, bem como discutir a produção literária em nossa cidade. No primeiro dia, estarão presentes os escritores Daiana Soares, Stael Mamed, Paulo Atto, Aícha Pinheiro. Enquanto que no segundo dia marcam presença os escritores Breno Fernandes, Márcia Fonseca, Tiago D. Oliveira e Aruane Garzedin. O evento acontece de forma virtual, no canal da FGM no Youtube.




A gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, é responsável pela mediação desse encontro. Para ela, “o objetivo do projeto é mostrar e valorizar o ofício de escritor”. Jane ainda explica que é muito importante apresentar ao público o quão rica e diversa é a vertente da produção criativa do livro.




Já no dia 28 de julho, também às 17h, acontece a cerimônia de lançamento dos livros contemplados na terceira edição do Selo João Ubaldo Ribeiro, no Teatro Gregório de Mattos. Na ocasião, os autores participam de uma solenidade que apresenta as oito obras contempladas pelo edital ao público. Além disso, estão previstas uma noite de autógrafos e a distribuição de livros entre os presentes. Por conta da pandemia do Covid-19, o evento é restrito a convidados e à imprensa.

“O Selo João Ubaldo Ribeiro já está consolidado no campo literário de Salvador. Autores consagrados e novos autores lançam lado a lado suas obras. É um intercâmbio de experiências fantástico. E o público pode esperar obras que exploram e constroem universos que encantam, provocam e emocionam”, declara Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos.




A edição dessa coleção foi realizada pela editora baiana Caramurê, o que reafirma a proposta do Selo João Ubaldo Ribeiro de fomentar a cadeia produtiva da literatura em âmbito local. Com 27 anos de tradição, a empresa se dedica quase exclusivamente à publicação de autores da Bahia, cuja consolidação no mercado editorial se pauta pela qualidade e design dos seus livros. “O edital é importante para a Bahia, pois ele não só fomenta a produção literária, mas o mercado do livro. Este é um produto que gera emprego e movimenta a economia. Ter uma editora produzindo esses livros é muito importante, até porque livro sem editor é como uma peça de teatro sem diretor”, expõe Fernando Oberlaender, sócio da Caramurê.






Lançado em 2014, o Selo João Ubaldo Ribeiro é viabilizado por meio de edital público. A ação consiste em selecionar e publicar anualmente obras inéditas de autores soteropolitanos e/ou residentes em Salvador, nos gêneros Contos, Crônicas, Dramaturgia, Literatura Infantil, Poesia e Romance. Além das obras entregues no dia do lançamento, as bibliotecas comunitárias e municipais de Salvador serão contempladas com a Coleção. A Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura, as embaixadas dos países lusófonos também receberam exemplares. Ainda neste segundo semestre de 2022, a FGM lançará o edital Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano IV. Através dele, escritores de Salvador poderão concorrer à publicação de suas obras literárias.



O Dia do Escritor: Comemorado no dia 25 de julho no Brasil, a data é uma homenagem a esses profissionais que se dedicam às palavras escritas, sejam por meio de textos científicos ou fictícios. A ideia da celebração acontece no I Festival do Escritor Brasileiro, realizado na década de 60 e organizado pela União Brasileira de Escritores, que na época era presidida por João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Confira as obras que serão lançadas pelo Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano III:

Livro: Fuxico, Resenha, Mexerico nas Esquinas e Buzús de Salvador

Autora: Daiana Oliveira

Categoria: Crônica

Capa e ilustrações: Fernando Oberlaender



Livro: As Fotos Roubadas

Autor: Breno Fernandes

Categoria: Romance

Capa: Markin Chagas



Livro: Alimentando as Feras

Autora: Aícha Pinheiro

Categoria: Drama

Capa: Bel Borba



Livro: Soprando o Vento

Autor: Tiago D. Oliveira

Categoria: Poesia

Capa: Justino Marinho



Livro: A Travessia do Grão Profundo

Autor: Paulo Atto

Categoria: Drama

Capa: Ligia Aguiar



Livro: História do Bicho-Folhagem

Autora: Stael Mamed

Categoria: Literatura infantil

Capa e Ilustrações: Aline Terra Nova



Livro: Efemérides

Autor: Márcia Monteiro

Categoria: Categoria Livre

Capa: Larissa Seixas



Livro: Sobre Quatro Patas Há um Lugar Seguro

Autora: Aruane Garzedin

Categoria: Conto



Capa: Juarez Paraíso


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper